Cupuaçu

15 Apr, 2013

Cupuaçu

Cupuaçu – Nome Científico: Theobromagrandiflorum

O cupuaçu é uma das frutas mais apreciadas da Amazônia e é da mesma família do cacaueiro. As populações tradicionais do rio Negro cultivam o cupuaçu nas roças, quintais e sítios. A fruta tem sabor azedo, porém suave. É rico em fibras e contém ferro, fósforo, proteínas, vitaminas C e do complexo B. Sua polpa é utilizada na produção de sucos, geleias, cremes, sorvetes, biscoitos, compotas e licores. Das sementes é retirada sua manteiga, utilizada na culinária ou para a fabricação de cosméticos. E ainda se faz o chocolate de cupuaçu, ou como é mais conhecido o “cupulate”. A casca do cupuaçu é usada para fabricação de farinhas integrais, artesanato e ainda adubo orgânico.

Receita de Geléia de Cupuaçu

 Receita de Inês Vieira – do Clube de Mães Maria de Nazaré da comunidade São Sebastião do rio Cuieiras. Receita para 1 litro de geléia.

geleia

A geléia de cupuaçu pode ser saboreada com biscoitos salgados

Ingredientes:

  • 1 kg de polpa de cupuaçu cortado
  • 1/2 l de água
  • 1/2 kg de açúcar

Modo de preparo:

  • Junte a polpa de cupuaçu com a água numa panela e leve ao fogo alto. Ferva até ficar com consistência homogenia. Depois, espere esfriar e coe.
  • Em seguida adicione a calda coada com o açúcar na panela em fogo alto.
  • Não precisa mexer muito, porém é necessário retirar constantemente uma espuma que se forma durante o processo de fervura.
  • A consistência da mistura da geleia é líquida e deve ser fervida até perder o máximo de espuma possível. Quando chegar nesse ponto, faça o teste com uma colher de sopa, pegando uma pequena quantidade de geleia, espere esfriar e observe se a geléia está firme na colher sem cair. Então esse será o ponto desejado.

Desligue o fogo, coloque a geléia ainda quente nos potes de vidro de armazenamento, espere esfriar e só depois de frio é que se deve tampar.

Related Posts

Share This

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>