Artesanato do Baixo Rio Negro ganha logomarca

1 Feb, 2015

Artesanato do Baixo Rio Negro ganha logomarca

Como parte do processo de profissionalização dos artesãos das comunidades Terra Preta, Três Unidos e Nova Esperança, no Baixo Rio Negro, o  IPÊ, com o apoio financeiro do Fundo Vale, viabilizou a elaboração de uma logomarca para os produtos artesanais da região. A visita dos profissionais da empresa de publicidade Zagaia, entre os dias 20 e 22 de janeiro, também foi uma oportunidade de apresentar aos artesãos a proposta de site para a divulgação do trabalho.

Os designers Rosana Trilha e Ricardo Ricco realizaram uma seleção e curadoria de algumas peças que irão constar em um catálogo que será desenvolvido futuramente e  direcionado as produtos do Baixo Rio Negro.

O pesquisador do IPÊ, Luiz Filho, participou da entrega e falou sobre a função e a necessidade de uma logomarca para os artesãos.“A necessidade foi apontada no Estudo de Cadeia do Artesanato no Baixo Rio Negro como meio de fortalecimento da identidade visual para os produtos dessa região”.

Segundo ele, a maior vantagem para os trabalhadores da região será o reconhecimento dos produtos em diferentes mercados de comercialização e divulgação. A logomarca foi entregue em um “Manual de identidade visual – MIV”que destaca os parâmetros para o seu uso.

A marca descreve o trançado das fibras, as pinturas corporais indígenas e as formas dos entalhados em madeira. Há também dois traçados identificando as ondas do Rio Negro, que os ribeirinhos têm como única e exclusiva forma de transportar seus produtos para além das comunidades.  A cor da fonte verde floresta significa a riqueza da floresta Amazônica e a matéria-prima utilizada para a confecção do artesanato: sementes, fibras e resíduos de madeira.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>