Comunidades do Baixo Rio Negro recebem IPÊ para análise do Roteiro Tucorin

29 Sep, 2014

Comunidades do Baixo Rio Negro recebem IPÊ para análise do Roteiro Tucorin

Para analisar os aspectos econômicos, sociais e os impactos ambientais do Roteiro Turístico de Base Comunitária do Rio Negro (Tucorin), pesquisadores do IPÊ realizaram visitas às comunidades do Baixo Rio Negro que recebem o trabalho do instituto e fazem parte do roteiro.

As comunidades São João do Tupé, Colônia Central e Julião foram as primeiras a serem visitadas entre os dias 16 e 18 de setembro. Segundo Luiz Filho, consultor do IPÊ, foram analisadas as margens de lucro e formação de renda potencial no Roteiro Tucorin, além das diversas inovações necessárias para ampliar a rede de serviços oferecidos.

Entre os dias 22 e 25 de setembro o Ipê completou as análises socioeconômicas do Roteiro nas comunidades São Sebastião, Nova Esperança e Bela Vista.

Atualmente, segundo o levantamento feito durante as visitas, 27 famílias trabalham diretamente com o Roteiro Tucorin com a geração de renda para  pelo menos 60 pessoas das comunidades. Os serviços prestados são de hospedagem, alimentação, comercialização de artesanatos e transporte.

De acordo com Luiz, os comunitários foram orientados quanto à política de preços e os custos envolvidos no fornecimento de serviços aos turistas, além de visualizarem o potencial de renda gerado com esta atividade. “Durante as atividades foram identificados novos empreendimentos que surgiram com o fomento de atividades turísticas na região o que é muito significativo”, ressaltou.

Durante a análise, os consultores do IPÊ trabalharam com indicações quanto a novos preços a serem cobrados, nova configuração do número mínimo de pessoas por grupo, quantidade de alimentos, de uso de água, oportunidade de novos serviços e orientações de atendimento aos turistas. Foram realizadas também análises de renda potencial e da margem de contribuição de cada serviço oferecido, segundo explicou Luiz.

No mês de novembro o IPÊ organizará uma publicação com um Plano de Negócios do Roteiro Tucorin para ser entregue aos envolvidos.

Conheça o Roteiro Tucorin

O Roteiro Tucorin tem como objetivo gerar renda às comunidades e promover experiências turísticas sustentáveis por meio do turismo de base comunitária e da valorização da sociobiodiversidade local.  Desde 2012 o roteiro atrai turistas para a região do Baixo Rio Negro. A implementação do roteiro, assim como a capacitação das comunidades no aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos, conta com apoio do IPÊ e da Ong Nymuendaju.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>