Copa do Mundo é oportunidade para artesãos do baixo Rio Negro

24 May, 2014

Copa do Mundo é oportunidade para artesãos do baixo Rio Negro

O artesanato produzido por moradores do baixo Rio Negro vai ganhar espaço na Loja Brasil Original entre os dias 24 de maio e 27 de junho em Manaus, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A loja será no Amazonas Shopping, na Avenida Djalma Batista, que é um dos principais centros de compras das proximidades da Arena da Amazônia.

No total, foram 105 peças de artesão beneficiados com o trabalho do IPÊ (Instituto de Pesquisas Ecológicas) entregues para a vendo e exposição que visa, principalmente, mostrar o produto dos artesãos amazonenses para os turistas que visitarão a capital durante a primeira fase do mundial. Serão quatro jogos que devem movimentar a cidade de com 80 mil turistas estrangeiros.

A exposição, que é uma iniciativa do Conselho Deliberativo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio do Programa Brasil Original, teve outras edições durante a Copa das Confederações 2013.

As zarabatanas, os animais da região em madeira, o jogo americano na semente de açaí, as tigelas em madeira e abanos em palha de arumã são apenas algumas das peças que estarão disponíveis para a compra e exposição. Seis artesãos do baixo Rio Negro enviaram o material para o Sebrae.

Uma delas é a artesã Sônia Garrido, que se diz ansiosa para ver o resultado do trabalho chegar outras pessoas. “É sempre bom mostrar o que a gente faz aos outros. As pessoas sempre se encantam”, disse.

Sônia mora na Comunidade Nova Esperança, no Cuieiras e já teve outras oportunidades de levar o trabalho para fora do Amazonas. “Uma vez em Brasília todo mundo que passava gostava, ficava encantado e todos sempre têm a curiosidade de saber como nós fazemos e a gente sente que isso valoriza ainda mais”, contou.

Ela faz o ‘Jogo Baré’ uma versão amazônica com semente de açaí do ‘jogo americano’. Pulseiras, colares e brincos também fazem parte do trabalho dela.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>