Dia do Artesão: agente da cultura

19 Mar, 2014

Dia do Artesão: agente da cultura

A prática do artesanato é tão antiga quanto a história da humanidade. Surgiu com a necessidade humana de se aprimorar para sobreviver e a busca por transformar os elementos ao seu redor.

Segundo as pesquisas arqueológicas, os primeiros artesãos surgiram no período neolítico (6.000 a.C),  quando o homem aprendeu a polir a pedra, fabricar a cerâmica e a tecer fibras animais e vegetais. No Brasil, os índios são os mais antigos artesãos de que se tem notícia. Eles utilizavam pigmentos naturais para a pintura e tingimento e dominavam técnicas de cestarias em fibras naturais e cerâmica.

Ao longo da história, a prática do artesanato ficou restrita aos produtores  familiares, onde cada núcleo realizava todas as etapas de produção, como coleta e preparo da matéria-prima e do acabamento. Foi no século XI, na Europa, que isso começou a mudar e o artesanato passou a ser visto também como uma profissão.Artesanato Amazônas

A patir do século XIX, no entanto, com a chamada revolução industrial, o artesanato passou por um longo período de desvalorização, até sua importância  ser resgatada com iniciativas como as do  inglês William Morris, que fundou o grupo de Artes e Ofícios, cujo objetivo era valorizar o trabalho artesanal e identificar o artesão como um produtor de objetos intrinsecamente ligados à cultura popular.

De acordo com estimativas do Instituto Brasileiro de Goografia e Estatística (IBGE), em 2012 o mercado de artesanato movimentou R$ 50 bilhões no Brasil, beneficiando diretamente 8,5 milhões de artesãos. Os números traduzem a importância de tal profissão para a geração de renda.

Artesanato Baixo Rio NegroO Projeto Eco-Polos Amazônia acredita no potencial do artesanato como elemento fomentador de dignidade, renda e como mecanismo de preservação ambiental e cultural. Por isso, no Dia do Artesão, parabenizamos todos os profissionais que fazem parte das cadeias produtivas do Baixo Rio Negro e de todo o Brasil.

É através do trabalho destes profissionais que nossa história continuará a ser contada.

 

Parabéns pelo Dia do Artesão!

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>