Em parceria com o IPÊ, Consulado da Mulher atua no Clube de Mães

18 May, 2014

Em parceria com o IPÊ, Consulado da Mulher atua no Clube de Mães

No último dia 12 de maio, representantes do Consulado da Mulher retornaram ao Clube de Mães Maria Nazaré, na Comunidade São Sebastião, localizada no Cuieiras. O Consulado atua com consultorias e acompanhamento de negócios populares compostos majoritariamente por mulheres.

Durante a visita, a educadora do consulado, Aldaci Sousa, apresentou às integrantes do grupo critérios da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uma certificação sanitária. Além disso, o grupo conversou também sobre o relatório do Consulado da primeira visita, realizada nos dias 14 e 15 de abril. A coordenadora dos projetos do IPÊ, Mariana Semeghini, também acompanhou as duas visitas.

O consulado trabalha com uma metodologia de indicadores de desenvolvimento do empreendimento. No total, são 30 indicadores agrupados nos temas: Organização do Trabalho, Indicadores Econômicos, Condições do Trabalho, Auto Gestão, Estrutura e Emancipação, Gênero no Trabalho e Gestão Ambiental.

À partir destes indicadores é feita uma análise dos pontos fortes e fracos do negócio que será a base do plano de ação em que estarão definidas as atividades que serão executadas pelos educadores do Consulado da Mulher em cada empreendimento durante os próximos seis meses.

Passado este período, o empreendimento é reavaliado e um novo plano de ação é criado. Este processo ocorre semestralmente por um período médio de 2 anos até que o empreendimento esteja pronto para “caminhar com as próprias pernas”.

Desde o princípio da assessoria, as empreendedoras são estimuladas a aprender na prática, observando o que pode ser melhorado, o que deu ou não resultado, de forma que as causas de sucesso ou insucesso contribuam para o acúmulo de aprendizados e propiciem o desenvolvimento gradual dos empreendimentos melhorando as condições de trabalho e aumentando a geração de renda.

No encontro do dia 12 de maio já foram definidos os indicadores que devem ser trabalhados nos próximos meses no Clube de Mães Maria de Nazaré. Até junho desse ano serão trabalhados itens como a existência e aplicação de regras de funcionamento e/ou regimento interno, os registros de reuniões, combinados, assembleias e decisões importantes e, por fim, a existência e aplicação de controles financeiros. Já na próxima visita da educadora social, os itens começarão a ser trabalhados.

De julho a dezembro, o objetivo é trabalhar itens como o processo de planejamento e gestão do empreendimento, a formalização do empreendimento, a segurança, ergonomia e saúde no trabalho.

*Com informações do Consulado da Mulher, disponíveis no site

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>