Finalizando atividades em 2014, REMA elege nova coordenação

19 Dec, 2014

Finalizando atividades em 2014, REMA elege nova coordenação

Para finalizar as atividades do ano de 2014, a Rede Maniva de Agroecologia (REMA) realizou uma reunião no dia 13 de dezembro, em que elegeu sua nova diretoria. Além da eleição, a reunião socializou com os membros presentes o andamento do credenciamento do Sistema Participativo de Garantia (SPG), a certificação participativa que vem sendo impulsionada pela Rede, e filiou seis novos membros que passaram a integrar o grupo.

Márcio Menezes, coordenador da REMA, explicou sobre os procedimentos necessários para o credenciamento do SPG junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Ponderou que além dos documentos do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade (OPAC) Maniva, associação sem fins econômicos que foi registrada em setembro e tem por finalidade assumir formalmente a responsabilidade pela certificação das unidades de produção de seus associados, ainda se faz necessário finalizar o Regimento Interno da Associação bem como seu Manual de Procedimentos. Mas acredita que em fevereiro do ano seguinte todos os documentos estarão concluídos e assim o OPAC procederá com a formalização da solicitação de credenciamento junto ao Ministério.

Um dos novos integrantes, Thomaz Meirelles, da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), agradeceu o convite da REMA e afirmou que em 2015 espera que ocorra um avanço na parceria e contratos do Programa de Aquisição de Alimentos/PAA com a CONAB por parte da APOAM e da Rede Tucumã do Rio Negro, para aquisição destes alimentos saudáveis. Ressaltou que presenciou na feira de orgânicos que acontece no MAPA alimentos que sobraram e poderiam ser destinados a outras instituições.

No processo de escolha da nova coordenação da REMA para o ano de 2015, ficou assim composta: três técnicos: Márcio Menezes, Eric Brosler, técnico do Museu da Amazônia (MUSA) e Mário Ono, técnico do Instituto Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam); e três agricultores da Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas (Apoam) de diferentes localidades: Genildo Zuazo (ZF4), Raimundo Moura (Entorno de Manaus) e Cleia Nunes (Tarumã Mirim).

Márcio reforça que a REMA tem uma coordenação que é apenas uma representação mas que o movimento é construído por todos, então espera-se que nesta próxima gestão ocorra uma integração e envolvimento cada vez maior de todos.

Na reunião a REMA se despediu do técnico Klerysson Santana, do MAPA, coordenador da Comissão de Produção Orgânica do Estado do Amazonas (CPOrg), que está de mudança para outro Estado. Klerysson destacou a importância do envolvimento das instituições e a criação da REMA na promoção e fortalecimento da agroecologia e produção orgânica no Estado.

O encontro também definiu a data da primeira reunião ordinária da REMA para o inicio de fevereiro de 2015 e marcou a posse simbólica da nova diretoria da Apoam, eleita anteriormente, e a confraternização de fim de ano da REMA e Apoam.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>