Oficina definiu estratégias para fortalecimento das cadeias produtivas no Baixo Rio Negro (AM)

3 Apr, 2013

Oficina definiu estratégias para fortalecimento das cadeias produtivas no Baixo Rio Negro (AM)

Comunidades do Baixo Rio Negro, organizações sociais, acadêmicos e representantes governamentais estiveram reunidos durante a Oficina para Definição de Estratégias de Fortalecimento de cadeias Produtivas Sustentáveis do Baixo Rio Negro, realizada em Manaus (AM), no mês de março, para discutir desafios, oportunidades e estratégias para geração de renda com atividades sustentáveis para a Amazônia.

Com a participação de mais de 50 moradores de 28 comunidades ribeirinhas, além de convidados dos setores não governamentais, governamentais e da academia, a atividade aconteceu em dois dias. Durante as discussões, os próprios comunitários levantaram as fortalezas dos produtos gerados pelas principais atividades da região: agricultura, artesanato e também turismo. Além disso, foram determinadas quais são as oportunidades ainda não aproveitadas e as dificuldades de sua implementação no desenvolvimento sustentável local.

Ao final da oficina, foram definidas duas comissões para dar andamento às propostas dentro de cada atividade, a “Comissão de Agrobiodiversidade” e a “Comissão de Turismo e Artesanato”, além do voluntariado de alguns participantes para fortalecer o principal Fórum comunitário da região, o FOPEC.

Trabalho em grupo durante a oficina

Trabalho em grupo durante a oficina

A realização desta oficina é a segunda etapa do projeto “Eco-Pólos Amazônia XXI”, desenvolvido pelo IPÊ e apoiado pelo Fundo Vale.  “Após o mapeamento das atividades potenciais da região, teremos mais estudos para consolidar essas escolhas que fizemos em conjunto com os comunitários. A ideia é também, a partir de agora, ajudar a implantar o fomento para essas cadeias”, conta Caroline Delelis, uma das coordenadoras do projeto.

Comissão de Agrobiodiversidade: IPÊ, CONAB,IDAM, ADS, INCRA, SEPROR, SEMMAS, associação Nova Aliança, Ass.Vila Nova do Chiita, associação Indígena Baré, Nova Canaã, Caioé, Santa Isabel, Colônia Central, Monte Sinai, Associação ACINCTP Agricola Nyenga (Terra Preta), Comunidade Julião, Comunidade Pagodão.

Comissão Turismo e Artesanato (Fórum Turismo de Base Comunitária – TBC): SEMMAS, Forum TBC, IDAM, Central, Santa Isabel, Julião, Terra Preta, São Sebastião.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>