Participação em feira orgânica incentiva agricultores da Rede Tucumã do Rio Negro

25 Mar, 2015

Participação em feira orgânica incentiva agricultores da Rede Tucumã do Rio Negro

Os agricultores do Baixo Rio Negro tiveram mais uma participação na Feira Orgânica de Manaus. A experiência é uma forma de incentivar que os produtores mantenham a organização e invistam no mercado por meio da Rede Tucumã do Rio Negro, criada recentemente para fortalecer a agrobiodiversidade da região.

Como representantes das comunidades, três agricultores, entre eles José Coelho Aldari Filho, 53, o ‘Coloral’, participaram da Feira, que acontece semanalmente nas dependências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em Manaus, no último dia 14 de março. Desde agosto do ano passado, dez agricultores estão aptos a participar da feira.

Para ‘Coloral’, que já tinha participado, a oportunidade mostra aos colegas as possibilidades que podem ser abertas com a consolidação da associação. “Os colegas que ainda não tinham ido gostaram bastante. Espero que sirva de incentivo para eles”, conta o agricultor que também é presidente da Rede Tucumã.

Coco, rambutã, pepino do mato, pequiá, tucumã, ingá, maracujá do mato, cará, goma de tapioca, farinha de mandioca foram os alimentos orgânicos levados até a feira. Segundo ‘Coloral’, a renda adquirida com a venda da produção supera o esperado. “O importante é trazer de tudo um pouco para conseguir vender tudo. Consegui mais do que conseguiria em dias normais e a um preço melhor”, explica.

Além de ‘Coloral’, o IPÊ também viabilizou a participação dos agricultores Francisco das Chagas e Juracy Mendes dos Santos.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>