Plano de Negócios é apresentado em Fórum de Turismo Comunitário

31 Mar, 2015

Plano de Negócios é apresentado em Fórum de Turismo Comunitário

O Plano de Negócios do Roteiro Tucorin, elaborado pelos pesquisadores do IPÊ, foi um dos projetos apresentados no Fórum de Turismo Comunitário do Baixo Rio Negro, realizado no último dia 23, na Fundação Amazônia Sustentável (FAS).  Financiado pela  Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) com o apoio do Fundo Vale, o planejamento foi elaborado para  projetar o roteiro turístico a uma segunda fase, a qual prevê estrutura organizacional, econômica e de comunicação.

Antes de chegar ao Fórum, os pesquisadores do IPÊ apresentaram as propostas às 27 famílias que trabalham diretamente com o turismo de base comunitária na margem esquerda da região. O Roteiro Tucorin integra seis comunidades e tem como princípio valorizar o cotidiano dos ribeirinhos por meio de uma interação justa e solidária entre turistas e comunitários.

Desde 2011 o IPÊ coordena o Fórum, segundo Nailza Pereira, que tem estado a frente dos trabalhos desenvolvidos para o artesanato e turismo pelo projeto Ecopolos Amazônia XXI e é co-autora do programa. A apresentação do planejamento no Fórum visa fortalecer a atividade. “É importante apresentarmos porque podem surgir oportunidades de parcerias com órgãos gestores e também agências de turismo local, e isso faz com que a operação Roteiro Tucorin seja consolidada”, destaca.

O responsável pela apresentação foi o autor do plano de negócio, Luiz Filho.  Estiveram presentes órgãos gestores das Unidades de Conservação (UCs) municipais e estaduais, alunos e professores representantes  da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Agências de turismo local, e Ong Nymuendaju.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>