Plano de Negócios do Roteiro Tucorin é finalizado

12 Jan, 2015

Plano de Negócios do Roteiro Tucorin é finalizado

Após três meses de trabalho, os pesquisadores do IPÊ finalizaram o Plano de Negócios do Roteiro de Turismo Comunitário no Rio Negro (Tucorin). Elaborado com o objetivo de projetar o roteiro turístico para uma segunda fase, a qual prevê estrutura organizacional, econômica e de comunicação, o Plano já foi apresentado às 27 famílias que trabalham diretamente com o turismo de base comunitária.

O Plano é financiado pela  Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) com o apoio do Fundo Vale.

A elaboração do Plano de Negócios, que contou com a participação de todas as famílias, permitiu que fossem destacadas algumas diretrizes para a ‘Fase 2’ do Roteiro Tucorin. Essa nova fase significa também a expansão de vendas e de catalisação das externalidades sociais, ambientais e econômicas.

Entre essas diretrizes está a criação da Associação de Empreendedores do Roteiro para a gestão das inteligências comerciais administrativas e institucionais, o que permitirá a profissionalização das relações com clientes, fornecedores e parceiros garantindo a expansão de vendas e, consequentemente, o aumento de renda para as famílias.

O Plano, que tem como autor o pesquisador do IPÊ Luiz Filho e co-autora Nailza Pereira, também propõe pacotes de rotas para o Roteiro Tucorin, padronizando a qualidade de serviço em respeito às singularidades de cada comunidade-território; e investimentos em infraestrutura, capital de giro e capacitação.

A implementação do roteiro, assim como a capacitação e fortalecimento dos empreendimentos e comunidades no aprimoramento dos produtos e serviços oferecidos, conta com apoio do IPÊ, Ong Nymuendaju, Semmas, Ceuc, UEA e Sebrae.

Conheça do Roteiro Tucorin

O Roteiro Tucorin tem como objetivo gerar renda às comunidades e promover experiências turísticas sustentáveis por meio do turismo de base comunitária e da valorização da sociobiodiversidade local. Desde 2012 o roteiro atrai turistas para a região do Baixo Rio Negro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>