Projetos para redário e cozinha são elaborados após parceria entre IPÊ e UFAM

16 Oct, 2014

Projetos para redário e cozinha são elaborados após parceria entre IPÊ e UFAM

Para dar continuidade à construção do redário e do restaurante na comunidade Nova Esperança, no Baixo Rio Negro, o IPÊ – Instituto de Pesquisas Ecológicas – firmou uma parceria com o Programa Tupé da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que trabalha com questões relacionadas ao saneamento.

Trabalhando juntos desde março, a equipe do Laboratório de Saneamento, comandada pela professora Ellen Andrade, retornou à comunidade no dia 1º de outubro para apresentar a planta do redário, dos  banheiros e da cozinha do restaurante.

Tanto o redário, que tem a proposta de funcionar como um alojamento, quanto o restaurante são desenvolvidos para atender os visitantes que chegam à comunidade por meio do Roteiro Tucorin.

As atividades visam o planejamento participativo da infraestrutura física para realização de atividades de Turismo de Base Comunitária.

De acordo com a professora, está previsto não só a elaboração de propostas de projetos de arquitetura e  engenharia dos elementos  da infraestrutura do restaurante, redário, cozinha, área de serviço e banheiros, mas também o acompanhamento de sua execução pelos comunitários daquela localidade.

Com o trabalho que está sendo desenvolvido, o grupo de pesquisa da UFAM está realizando ainda o levantamento participativo dos principais elementos construídos ali, principalmente residências e equipamentos comunitários. Visando assim produzir registros e  respectivo mapeamento georreferenciado, disponibilizando-os aos comunitários e a seus parceiros informações que poderão subsidiar  planejamento da comunidade.

Esta ação tem apoio da UFAM e IPÊ,  por meio do projeto Eco-Polos Amazônia XXI e USAID.

 

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. IPÊ acompanha obras de redário, restaurante e oficina de artesanato | blogecopolos - […] Na Nova Esperança, as obras do restaurante e redário avançaram. A área destinada ao restaurante já está sendo utilizada …

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>