Rede Tucumã participa de feira orgânica especial

2 Jun, 2015

Rede Tucumã participa de feira orgânica especial

A Semana dos Alimentos Orgânicos, comemorada de 25 a 31 de maio, foi encerrada em Manaus com uma edição especial da Feira Orgânica da cidade e uma visita, promovida Rede Maniva de Agroecologia (REMA) e Comissão de Produção Orgânica (CPOrg) do Amazonas, das quais o IPÊ faz parte, a área de produção de agricultores da Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas (APOAM).

A Feira Orgânica de Manaus acontece todos os sábados, no galpão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e é coordenada pela APOAM, que envolve produtores de diferentes localidades da área rural de Manaus, Rio Preto da Eva e a Escola Agrícola Rainha dos Apóstolos. Nesta edição comemorativa do evento, o público pode aproveitar uma programação cultural especial.

Durante a feira os próprios agricultores se encarregam de comercializar sua produção, sem intermediários, ofertando ao público produtos saudáveis, como hortaliças, raízes e frutas, cultivados de forma orgânica e natural, sem o uso de fertilizantes químicos e agrotóxicos. O sistema proporciona maior geração de renda e preços mais justos. O espaço ainda favorece a troca de saberes, receitas culinárias, experiências e sementes, e a disseminação de sabores.. A feira é apoiada pela REMA.

Além dos produtos já conhecidos da região, como o açaí, cupuaçu, tucumã e macaxeira, dentre outros, os consumidores tem a chance de encontrar também produtos da agrobiodiversidade amazônica, como por exemplo a taioba, o cará, ariá, vinagreira, cariru, jambu, pequiá, pepino do mato, , que possuem grande valor nutricional, mas que raramente estão disponíveis em outras feiras e mercados de Manaus.

Nesta edição especial, realizada no dia 30 em comemoração à Semana dos Alimentos Orgânicos, o evento contou ainda com atividades culturais e a participação de agricultores da Rede Tucumã do Rio Negro, além de agricultores de Rio Preto da Eva e da APOAM.

Para saber mais sobre a feira da APOAM, acompanhe o Facebook. 

 

Visita a sítio com produção agroflorestal

No dia 31 a APOAM promoveu uma visita guiada ao sítio Yamashita, dos agricultores Akira e Celina Yamashita. Na área, localizada na zona leste de Manaus, os produtores aliam o conhecimento tradicional e a tecnologia para produzir alimentos orgânicos de qualidade.

“Eles trabalham com uma diversidade grande no cultivo em um sistema de produção agroecológica, produzem o próprio composto, tudo com muito cuidado. Para os visitantes foi muito interessante ver como é possível produzir alimentos orgânicos e diversificados utilizando práticas tão simples”, conta Acácia Neves, integrante da REMA e agrônoma do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

A proposta da visita foi levar técnicos, estudantes e consumidores para conhecer o processo de cultivo de produtos orgânicos do local. Os agricultores estão entre os dos fundadores da APOAM.

“Esse tipo de contato é muito importante para os consumidores e especialmente para os estudantes. Primeiro porque gera o respeito em relação ao agricultor, pois as pessoas veem que é um trabalho duro. Além disso, vendo na prática, eles entendem que que é possível produzir desta maneira, sem veneno, com os recursos da propriedade e tecnologias simples”, explica Acácia. “No final, o que mais se ouvia é que se tivessem mais agricultores assim, o mundo seria melhor”, completa.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>