REMA apresenta ações realizadas e planejamento para novas atividades em reunião

17 Sep, 2014

REMA apresenta ações realizadas e planejamento para novas atividades em reunião

A Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (REMA), formada por agricultores e técnicos de diversas instituições, entre as quais o IPÊ, realizou uma reunião com objetivo de socializar ações que vem sendo realizadas e definir um planejamento e calendário de  atividades para os próximos meses. O encontro, que também aprovou a filiação de novos membros à REMA,  aconteceu no último dia 10 de setembrono auditório do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

A coordenação da REMA presente, Márcio Menezes e Acácia Neves, informou sobre os trâmites para registro no cartório do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade – OPAC MANIVA, associação criada para implementar o Sistema Participativo de Garantia (SGP), que é a certificação orgânica socioparticipativa que vem sendo impulsionada pela REMA.

Para o credenciamento do SPG no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), além do estatuto, que foi registrado em cartório recentemente, são necessários o manual de procedimentos, o caderno de campo e o regimento interno. Estes documentos estão sendo discutidos em reuniões organizadas pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), que ficou responsável por elaborar um calendário para finalização deste material ainda neste semestre.

A coordenadora do NEA, Katell Uguen, destacou o acompanhamento pelo núcleo das visitas de verificação que a Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas (APOAM) realiza nas propriedades de todos os associados e a participação em mutirões do projeto Ajurí Agroflorestal, coordenado pela Embrapa. Os relatórios dessas visitas, de acordo com o que  ficou decidido na reunião, serão sistematizados.

Márcio Menezes, com base na experiência destas visitas, onde são observadas similaridades entre as pragas e doenças que aparecem nos sistemas produtivos, sugeriu a elaboração de um manual ilustrado com indicações dos próprios agricultores e técnicos da Rede de como fazer para combatê-las. O tema já está sendo discutido entre os integrantes.

No calendário de atividades, foram definidas datas para a próxima reunião da REMA,  curso de criação e manejo agroecológico de galinhas, além da participação de técnicos e agricultores na visita à estação experimental do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA) para conhecer o projeto para produção e conservação de sementes de hortaliças não convencionais e outros produtos regionais em outubro durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia organizada pelo Instituto.

Também em outubro, alguns integrantes da REMA participarão do curso de análise de solo com cromatografia simplificada, organizado pelo Instituo Federal de Educação do Amazonas (IFAM) em Presidente Figueiredo.

Além disso, na reunião foram encaminhadas questões referentes à logomarca, comunicação interna e planejamento interno da REMA.

A Rede MANIVA DE AGROECOLOGIA é um grupo constituído por agricultores, técnicos, membros de instituições públicas e privadas, estudantes e consumidores, comprometidos com as questões socioambientais, a soberania e a segurança alimentar e nutricional, organizados com o objetivo de promover a agroecologia e a produção orgânica na região amazônica.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>