REMA inicia atividades em 2015

12 Feb, 2015

REMA inicia atividades em 2015

A Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas (REMA), formada por agricultores e técnicos de diversas instituições, entre as quais o IPÊ, realizou a primeira reunião de 2015, para socializar ações em andamento e planejamento de atividade. Para cada atividade, foi criada uma comissão para organizar e encaminhar.

Com relação ao Sistema Participativo de Garantia, foi socializado o andamento da elaboração de documentos para credenciamento do Organismo Participativo de Avaliação da Conformidade Orgânica (OPAC) no MAPA. Criaram-se comissões e foi determinado um prazo para finalização dos documentos, que em seguida serão discutidos em assembleia do OPAC.

Na reunião, discutiram-se algumas ações para fortalecimento da Rede e ampliação da Feira Orgânica de Manaus, assim como as demandas de capacitações, para serem realizadas em 2015, em sua maioria. A primeira capacitação, em bioconstrução, está prevista para final de fevereiro.

Eric Brosler, coordenador do Centro de Treinamento Agroflorestal (CTA) do Museu da Amazônia (MUSA) e um dos coordenadores da REMA, apresentou de forma resumida o projeto ECOFORTE, submetido pelo MUSA e elaborado pela REMA, que prevê ações de capacitação em agroecologia, implementação do SPG e de Unidades de Referência em 4 núcleos: Água Branca, Tarumã Mirim, Rio Negro e agricultores dispersos. O projeto vai atuar nas áreas que já fazem parte da REMA, buscando ampliar o número de agricultores.

Ao final, definiu-se a agenda de reuniões durante o ano de 2015 e novos membros, entre agricultores e técnicos, se filiaram a REMA.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>