Em Manaus, II Seminário “Contra os Agrotóxicos e Pela Vida” acontece no dia 14 de julho

11 Jul, 2014

Em Manaus, II Seminário “Contra os Agrotóxicos e Pela Vida” acontece no dia 14 de julho

Preocupados com os prejuízos causados pelos agrotóxicos na saúde do povo do Amazonas e no meio ambiente, a Rede de Maniva de Agroecologia (REMA) e o Sindicato dos trabalhadores da Pesquisa Agropecuária (SINPAF-AM) em conjunto com parceiros dos movimentos sociais e instituições públicas de ensino e pesquisa, realizarão no Amazonas o II Seminário “Contra os Agrotóxicos e pela Vida” quando ocorrerá o lançamento do documentário o “Veneno está na Mesa” 2.

O Seminário faz parte das ações da “Campanha Permanente Contra os agrotóxicos e pela Vida” e ocorrerá no dia 14 de julho, com início pela manhã, no Auditório Senador João Bosco, na Assembléia Legislativa.

O objetivo do II Seminário “Contra os Agrotóxicos e Pela Vida” é propiciar que a sociedade dialogue com os tomadores de decisão e legisladores a implantação e a execução das políticas públicas relacionadas à promoção da agroecologia e da soberania alimentar em contraposição aos sistemas produtivos baseados no uso de agrotóxicos.

A Campanha Nacional se articula com a formação de comitês locais. O comitê do Amazonas foi lançado em  2011 e é constituído por cidadaãos, movimentos sociais ou instituições interessadas nas causas da agroecologia e da soberania alimentar.

A Campanha “Contra os Agrotóxicos e pela vida” aglutina instituições, cidadãos e movimentos sociais com o objetivo de alertar a sociedade para os malefícios causados pelo uso de agrotóxicos em atividades agropecuárias na saúde e no meio ambiente e ao mesmo tempo construir iniciativas jurídicas, científicas, técnicas e sociais que constituam barreiras e alternativas contra o uso de agrotóxicos e promovam a alimentação saudável e adequada.

A campanha também divulga as diversas iniciativas agroecológicas já existentes de sistemas de produção de alimentos saudáveis e experiências da agricultura familiar que proporcionem ao povo brasileiro soberania alimentar em contraposição ao modelo agrícola dominante que não respeita a saúde humana, o meio ambiente e as culturas locais.

No Amazonas, a Associação de Produtores Orgânicos do Amazonas (APOAM) e a Rede Maniva de Agroecologia (REMA) estão construindo coletivamente os conhecimentos agroecológicos e a organização que possibilitam a realização de experiências agroecológicas e auxiliam na superação das carências estruturais da região.

A APOAM, com o apoio da REMA organiza semanalmente a Feira de Produtos Orgânicos, que ocorre todos os sábados no Ministério da Agricultura, e que infelizmente ainda é a única de Manaus, o que caracteriza a carência de investimento público para a desenvolvimento da agroecologia e da produção orgânica, apesar da existência de políticas públicas como o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Planapo) – Decreto Presidencial no 7.794/2012.

 

Seminário vai acontecer no dia 14 de julho no auditório da ALE-AM. Foto: Divulgação

Seminário vai acontecer no dia 14 de julho no auditório da ALE-AM. Foto: Divulgação

Related Posts

Tags

Share This

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>