Troca de experiências em culinária regional com produtos locais

16 Dec, 2013

Troca de experiências em culinária regional com produtos locais

 

Nos dias 11 e 12 de dezembro as comunidades Nova Esperança, São Sebastião e Pagodão, no baixo Rio Negro, receberam a visita do chef de cozinha Felipe Schaedler, do premiado restaurante Banzeiro (www.restaurantebanzeiro.com.br), referência manauara em culinária regional. Ele ministrou uma oficina sobre preparação de pratos utilizando produtos locais no Clube de Mães Maria de Nazaré e experimentou produtos dos agricultores, destacando o potencial da parceria para a compra de frutas, raízes e hortaliças.

A qualidade da farinha de mandioca e de tapioca produzidas no baixo Rio Negro surpreendeu o chef.  “Nós viemos conhecer o processo produtivo, queremos produtos regionais e orgânicos de alta qualidade. Aqui encontramos uma farinha muito especial, acima das expectativas”.  Felipe afirmou que hoje o que se busca na culinária é cada vez mais a regionalização de alimentos como forma de valorizar a identidade cultural, saberes e sabores do povo do campo.

O administrador do Banzeiro, Thiago Schaedler, apontou a possibilidade de parceria com os agricultores locais para abastecimento do restaurante. “Além da qualidade no paladar, nós estamos buscando a valorização do patrimônio cultural que este sistema de produção representa, onde há respeito pela natureza e pelo produtor rural.  Queremos também mostrar em nosso restaurante de onde vem os ingredientes que usamos na preparação de nossos pratos”.

No segundo dia da visita, Felipe preparou um almoço com mulheres do clube de mães e outras comunidades usando uma diversidade de ingredientes locais, como tucumã, cubiu, maracujá, pimentas, gengibre, cebolinha, couve, abacaxi, carambola, mamão verde, castanha, limão, farinha de mandioca e tambaqui. Com esta riqueza da agrobiodiversidade local foram elaborados pratos deliciosos: arroz com tucumã, cuscuz “São Sebastião” (batizado com o nome da comunidade e produzido com farinha de mandioca), vinagrete com carambola, molho de maracujá agridoce, molho de cubiu acebolado, moqueca de peixe com leite de coco e mamão verde  e tambaqui assado.

“Fiquei impressionada com a simplicidade do Felipe e do Thiago! Eles nos mostraram como usar os nossos produtos, que muitas vezes se estragam na nossa cozinha cotidiana, mas podem ajudar a diversificar e enriquecer nossa alimentação. E também podemos servir estas novas receitas para turistas e outros visitantes” disse Maria Inês dos Santos, integrante do Clube de Mães.

 

IMG_3641 IMG_3520 IMG_3545 IMG_3628 IMG_3577 IMG_3559

 

Related Posts

Tags

Share This

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>